quarta-feira, novembro 11, 2009

São-Martingo - Magusto

Inserido na minha estação preferida,o Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga ou vinho novo, fazem-se brincadeiras , as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia São Martinho.
A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano, mais tarde conhecido por Martinho de Tours, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, neste preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão: "Verão de São Martinho".
Infelizmente, este ano não passarei este dia com a minha família e, deste modo, não cumprirei a tradição de comer castanhas assadas ou cozidas; batatas doces assadas, nem beberei jeropiga. junto à lareira lá de casa. Como se não bastasse, os lisboetas, que não sabem assar castanhas, ainda as vendem as 2€ a dúzia... Um autêntico roubo!!! Neste dia... terei o pensamento ainda mais colado ao meu adorado Alentejo, e a todos os que tenho por lá!

Sem comentários: