quinta-feira, outubro 15, 2009

Aqui está algo que me preocupa: "O Árctico tornar-se-á navegável no Verão em 2020"

Segundo um perito da Universidade de Cambridge será possível passar do oceano Pacífico para o Atlântico através da passagem do Noroeste sem recorrer a embarcações que quebrem o gelo porque esta rota não apresentará gelo durante vários meses do ano já em 2020.

O investigador Peter Wadhams do Grupo de Física do Oceano Polar, pertencente à Universidade de Cambridge, analisou dados da espessura da camada de gelo no Árctico obtidos em 2007 por um submarino nuclear britânico e este ano por uma expedição polar liderada por Pen Hadow, perito em investigação polar.
Durante esta expedição recente os cientistas obtiveram um valor médio de 1,8m para a espessura das massas flutuantes de gelo, valor característico de massas geladas com apenas um ano, formadas no inverno anterior e as mais vulneráveis à fusão.
O estudo concluiu que o gelo desaparecerá do Árctico nos meses de Verão a partir de 2020, o que permitirá aos barcos que viajam do Extremo Oriente para a Europa através do Canal de Suez reduzir o trajecto de 4800km. Por outro lado, o acesso às reservas de petróleo e gás também será facilitado.
Segundo Peter Wadhams “O Pólo Norte ficará exposto dentro de 10 anos. (...) O gelo retrocederá para uma zona a norte da Gronelândia e da ilha de Ellesmere em 2010 (...) As alterações no gelo do Árctico no Verão serão o maior impacto que o aquecimento global terá na aparência física do planeta".
Apesar das vantagens do degelo a curto-prazo, haverá efeitos deletérios muito significativos a longo-prazo – o aquecimento global intensificar-se-á alterando os padrões de circulação nos oceanos e na atmosfera com consequentes efeitos desconhecidos sobre os ecossistemas através da acidificação dos oceanos.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: